IDEOLOGIA

4 – Ideologia:
·         É o conjunto de idéias, concepções ou opiniões sobre algum ponto sujeito a discussão. É a organização sistemática dos conhecimentos destinados a orientar a prática e a ação efetiva.
·         A ideologia de um determinado pensador refere-se à sua doutrina, idéias, seu posicionamento interpretativo diante de determinados fatos.
·         Exemplo: O antigo atestado ideológico exigido pelo antigo DEOPS para prevenir ideologias marxistas.
·         No sentido mais pejorativo, ideologia é um conjunto de idéias e concepções sem fundamento. É mera análise ou discussão oca de idéias abstratas que não correspondem a fatos reais.
·         A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade.
·         Assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da “vontade de Deus” ou do “dever moral” ou simplesmente como decorrente da “ordem natural das coisas”.
·         Não se trata de uma “mentira” que os indivíduos da classe dominante “inventam” para subjugar a classe dominada, pois também eles sofrem a influência da ideologia, o que lhes permite exercer como natural sua dominação, aceitando como universais os valores específicos de sua classe. Ex: Os Padres Jesuítas e a catequese dos índios.
·         Os missionários que acompanhavam os colonizadores às terras conquistadas, certamente não percebiam o caráter ideológico da sua ação ao querer implantar uma religião e uma moral estranhas a do povo dominado. Essa universalidade de idéias e valores é abstrata, independente dos interesses particulares e divergentes. Sob o aparecer da ideologia existe uma realidade concreta que precisa ser descoberta pela análise da gênese do processo, ou seja, pela verificação de como a realidade foi produzida.
·         A ideologia mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a ORIGEM da realidade é posto como PRODUTO e vice-versa.
·         Exemplo: A ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social. A desigualdade natural seria a causa da desigualdade social.
·         A ideologia que estabelece as relações entre TEORIA e PRÁTICA, colocando a teoria como superior à prática, porque a antecede e ILUMINA’. (Idealismo X Empirismo. Trabalho braçal X Trabalho intelectual).

EXERCÍCIO PARA CASA:
65) Num sentido mais amplo, o que é Ideologia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário